Política Global: Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social

» Política Global

A José Neves & Cia, Lda., atuando no setor das embalagens, assume um compromisso global visando a qualidade dos seus produtos e serviços, a defesa do meio ambiente, a segurança dos seus processos e colaboradores e a responsabilidade social para alcançar a satisfação das partes interessadas e do meio e comunidade envolvente.

Em tudo atua para ser reconhecida como justa, respeitadora, cooperante e competitiva.

A Organização reflete nos seus propósitos e condensa a sua atuação e metas a alcançar na forma como se preocupa, motiva e propõe melhorar para gerar valor para potenciar reinvestimentos e alavancar o crescimento económico nos domínios da Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social.

A José Neves acredita que a implementação, manutenção e melhoria de boas práticas e de sistemas de gestão da qualidade, do ambiente, da segurança e da responsabilidade social promove e proporciona caminhar mais eficazmente para que as metas sejam comungadas e atingidas por todos os colaboradores e cumulativamente promova a consciência do saber fazer, do fazer bem e do fazer respeitando e protegendo o meio ambiente e as pessoas.

A José Neves assegura todo o seu comprometimento e proporciona o seu empenho e os recursos necessários para que estes desafios sejam vencidos e para que possa, em conjunto com os seus colaboradores, construir as bases de um futuro consolidado para a Organização, para os colaboradores e para a comunidade onde se insere.

Poderá consultar o documento da Política Global da José Neves aqui: ver Política Global.

» Qualidade

A qualidade representa para a José Neves um ponto de elevada importância. Por isso, no ano de 2000, tornou-se a primeira empresa do setor de embalagens a ser certificada pela Norma ISO 9002 (1995). Apesar das exigências cada vez mais elevadas nos processos de certificação, a José Neves, tem renovado, ano após ano, o seu certificado de qualidade com sucesso.

Poderá consultar o certificado atual aqui: certificado de Conformidade ISO 9001.

Trabalhamos diariamente na melhoria contínua de processos internos, com vista à satisfação dos nossos Clientes e à superação das suas expetativas. É baseada nestes princípios que a José Neves suporta a construção do seu futuro.

Tendo a consciência da necessidade de proporcionar produtos e serviços conformes através de processos eficientes com o objetivo de satisfazer, cada vez melhor, as necessidades e expetativas das partes interessadas, a José Neves atua para planear eficazmente as suas atividades; reduzir o risco das suas atividades; promover a sustentabilidade; e, melhorar permanentemente o modo como se encontra organizada e como funciona.

» Ambiente

A José Neves defende uma posição no mercado amiga do ambiente, incentivando todos os seus colaboradores na implementação de medidas ambientalmente sustentáveis. Para a José Neves, a eco-eficiência é uma questão de sustentabilidade, mas também de competitividade. Por isso, estamos dispostos a gerir, medir e melhorar a nossa performance ambiental, aderindo à certificação ambiental, ISO 14001.

Acreditamos que as empresas do futuro são aquelas que conseguem conciliar os interesses comerciais com a proteção do ambiente, da qual, todos dependemos. E compete a cada um de nós fazer a sua parte.

Age internamente e atua no meio envolvente de forma responsável e influenciando comportamentos de boas práticas e de defesa ambiental e no decurso das suas atividades atua como promotor da sustentabilidade e promove a economia circular.

Para tal, utiliza instalações e equipamentos energeticamente eficientes; assegura parte das suas necessidades energéticas através da geração própria de energia renovável; utiliza com precaução os recursos hídricos; assegura o tratamento dos seus efluentes; identifica, segrega e valoriza os resíduos resultantes das suas atividades; sempre que oportuno e viável reduz a quantidade dos constituintes das suas soluções; na elaboração de novas soluções tem a preocupação de reduzir o consumo de recursos e prevenir a reutilização das mesmas; obtém matérias-primas e subsidiárias de organizações ambientalmente responsáveis; utiliza matérias-primas e subsidiárias compatíveis com a proteção do meio ambiente e das pessoas; planeia eficazmente as suas compras e vendas para reduzir o impacto do seu transporte; fabrica produtos através de processos otimizados; promove a redução dos resíduos resultantes das suas atividades; reprocessa e reutiliza produtos.

» Segurança

No decurso das suas atividades, a José Neves reduz a exposição ao risco e implementa procedimentos de segurança e medidas de autoproteção destinadas aos seus colaboradores, visitantes e meio envolvente para assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Além disso, mantém e melhora:

  • as condições adequadas de segurança, conforto e eficiência pessoal;
  • os equipamentos eficazes e seguros;
  • a redução dos riscos para as pessoas, os equipamentos e o ambiente.

» Responsabilidade Social

Assumindo uma vertente social ativa, a José Neves age para promover o desenvolvimento dos seus colaboradores e da comunidade onde se insere. Atua também para promover a equidade; eliminar qualquer discriminação nas suas relações funcionais internas e externas; compensar condigna e justamente a sua força laboral; promover o desenvolvimento profissional e pessoal dos seus colaboradores; oferecer a capacitação individual através de protocolos de estágios curriculares e profissionais a estudantes; promover o auxílio familiar e responsabilidades parentais dos seus colaboradores; auxiliar em caso de emergência pessoal os seus colaboradores; contribuir para causas ambientais, sociais e culturais do meio onde se insere.

Caso se identifique com estes princípios e pretenda fazer parte de uma equipa de sucesso, junte-se a nós!

Alguns exemplos de interação com a comunidade local:

  • Forte ação junto de diversas associações de Guimarães, através de apoios em diferentes formas;
  • Parceria com várias escolas de formação profissional da região, através do acolhimento e integração de estagiários;
  • Parceria com a Universidade do Minho, no sentido de acolher alunos finalistas em diversas áreas;
  • Associados da Liga dos Amigos do Hospital Nossa Sra. da Oliveira desde a sua fundação (2004);
  • Protocolo com a Universidade do Minho, para implementação de um programa interno de aumento de produtividade e eficiência, em vigor desde 2006;
  • Desde 2009, oferta de bolsas de estudo a alunos carenciados do ensino superior;
  • Parceria com o Rotary Club de Guimarães, através de apoios diversos;
  • Em 2016, parceria com a Câmara Municipal de Guimarães no projeto “Guimarães Marca”, como forma de promoção do turismo industrial;
  • Em 2017, parceria com a associação Desincoop – Desenvolvimento Económico, Social e Cultural Crl, através da partilha de experiências com estudantes em diferentes áreas;
  • Desde 2018, apoio à Operação Nariz Vermelho, uma Associação com intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da doação de embalagens e acessórios de embalagem.