Como reciclar corretamente embalagens de vidro:
Onde depositar: Ecoponto verde
O que colocar: garrafas de vinho, água, refrigerantes, azeite, vinagre e cerveja de vidro, frascos e boiões de doces e conservas, frascos de iogurte (se forem de vidro), frascos de cosmética.
O que não colocar: loiças e cerâmicas, porcelanas, sacos de plástico, espelhos e cristais, janelas e vidro plano, lâmpadas, frascos de medicamentos, materiais de construção.
4 Comentários
Frascos de produtos da ervanaria (comprimidos a base de ervas) contam como vidro “farmaceutico” ou podem ser colocados no ecoponto? Obrigada!
Bom dia Susana!
Obrigada pelo seu comentário 🙂
Em relação à sua questão, informamos que os frascos utilizados como embalagens de produtos naturais (ervanária) vão para o ecoponto respetivo (verde) se provenientes de consumo doméstico e não estiverem contaminados com nenhuma substância proibida.
Se proveniente de produtor de resíduos final e este for uma empresa (mesmo Empresário me nome individual) devem encaminhar para uma empresa licenciada para o efeito e emitir e-GAR no SILiAmb (https://siliamb.apambiente.pt).
Esperamos ter esclarecido a sua questão.
Obrigada e bom fim de semana!
Objectos feitos de vidro reciclado também podem ir para o ecoponto?
Bom dia Paula,
Sim, podem. Como o vidro tem uma estrutura molecular sem forma definida e é obtido a partir da fusão de matérias-primas, principalmente minerais como como areia, carbonato de sódio, calcário e feldspatos, a reciclagem do vidro pode ser feita infinitas vezes sem perder as características de origem. Mas para isso ser possível, é separado em três cores (verde, branco e castanho) quando chega ao ponto de separação de destino.
Por isso, pode colocar no ecoponto verde sem problemas 🙂
Esperamos ter ajudado.
Bom Ano!