Como reciclar plástico e metal

reciclagem plástico e metal

Como reciclar corretamente plástico e metal:

  • Escorra todo o conteúdo das embalagens (não precisa de as lavar);
  • Sempre que possível, espalme as embalagens para ocuparem menos espaço em sua casa, facilitar o seu transporte e diminuir o número de deslocações ao ecoponto;
  • Retire as tampas das embalagens para as conseguir espalmar e depois volte a colocá-las na embalagem espalmada;
  • Deposite no ecoponto o saco que usou para transportar as embalagens usadas.

Onde depositar: Ecoponto amarelo

O que colocar:

  • Embalagens de plástico, como por exemplo: garrafas e garrafões (óleo alimentar, sumos, entre outros), copos de iogurte, embalagens de manteiga, frascos de ketchup e mostarda, embalagens de batatas fritas e outros aperitivos, sacos e caixas de plástico, vasos, frascos (champô, gel de banho, sabonetes e afins), embalagens de detergentes, copos e tampas de plástico, esferovite (desde que não tenha contido carne, peixe ou congelados), sacos de ráfia provenientes das batatas/cebolas/cenouras, sacos de rede e cuvetes plásticas provenientes de frutas e legumes;
  • Embalagens de cartão para líquidos alimentares (sumos, vinho, leite, polpa de tomate, natas, etc);
  • Embalagens de aço, metal e alumínio, como por exemplo: latas de conservas e bebidas, latas aerossol vazias, tabuleiros de alumínio, caricas e tampas metálicas de champanhe.

O que não colocar: 

Embalagens de plástico ou metal que tenham contido produtos tóxicos e perigosos (pesticidas, sacos de adubo, sacos de cimento, óleo de motor ou combustíveis), tachos, panelas, talheres, canetas, cassetes de vídeo, CDs, DVDs, VHS, disquetes e cassetes, ferramentas, pratos e talheres de plástico, eletrodomésticos, cápsulas de café, rolhas de cortiça, cabides, papel e cartão, vidro e pilhas. No caso dos pequenos eletrodomésticos existe nalguns hipermercados ecopontos específicos para colocar este tipo de objetos (se forem eletrodomésticos grandes, poderá contatar os serviços municipais da sua área de residência e solicitar a recolha). No caso das embalagens de produtos tóxicos e perigosos devem ser entregues nos locais onde os comprou. No caso das pilhas deverá colocá-las no pilhão.

6 Comentários

  1. Nuno diz:

    Olá boa tarde,

    é possível colocar cintas de plástico no ecoponto amarelo? eu li o que não se podia e o que se podia nem um nem outro fazem referencia ao mesmo dai a minha questão

    • José Neves diz:

      Olá Nuno, bom dia.
      Agradecemos a sua questão.
      Se for fitas de cintar plásticas, filmes plásticos, mangas plásticas e sacos plásticos sem contaminação (código LER 150102), estes podem ser depositados no ecoponto amarelo.
      Obrigada e votos de boa semana!

  2. Rita Vieira diz:

    E as tampas de metal dos frascos de vidro ? Tipo do mel, do grão ou feijão ou ate por exemplo as do Compal ?

    • José Neves diz:

      Olá Rita Vieira!
      As tampas de metal dos frascos de vidro devem ser colocadas no ecoponto amarelo.
      Esperamos ter ajudado.
      Continuação de boa semana 🙂

  3. Paula diz:

    As garrafas de óleo e azeite pode-se pôr para reciclar sem lavar?
    E os copos de iogurte é preciso lavar?

    • José Neves diz:

      Bom dia Paula,
      Esta dúvida é muito comum 🙂
      Não precisa de lavar as embalagens. É suficiente escorrer bem para reduzir ao máximo os produtos que as embalagens continham, para não contaminar as outras embalagens e evitar maus cheiros enquanto as embalagens estão armazenadas em sua casa.
      Se lavar as embalagens estará a gastar um recurso precioso (água) e a perder tempo e dinheiro, uma vez que as embalagens serão submetidas a um processo de lavagem quando chegam à Empresa de Reciclagem.
      Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas.
      Votos de bom Carnaval!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *