Tipos de cartão canelado mais comuns

O cartão canelado (também chamado de cartão ondulado) é muito utilizado para embalamento e proteção de produtos durante o seu transporte, por ser um material flexível e resistente à perfuração. No entanto, é também utilizado no fabrico de embalagens, caixas e expositores por ser um material que oferece bastante resistência e flexibilidade, tornando-o um material de eleição quando o objetivo é proteção, transporte ou promoção de produtos.

De camada simples, dupla ou tripla, são várias as combinações de papel que podem ser utilizadas na produção do cartão canelado, conforme as necessidades de acondicionamento e resistência pretendidas. Quanto mais camadas forem adicionadas, mais grosso será o cartão canelado e maior será a sua resistência.

O cartão canelado é composto pela junção de uma ou mais folhas de papel planas (coberturas ou liners que se colocam no exterior e funcionam como separadores entre as diferentes camadas) com uma ou mais folhas de papel ondulado (caneluras que se colocam na parte interior entre os liners), podendo variar quanto ao número de coberturas e caneluras, quanto ao tipo da canelura e quanto aos tipos de papel.

Há uma grande variedade de cartão canelado no mercado, mas os mais usuais são:

  • Cartão canelado simples: composto por duas folhas de papel (1 canelura + 1 cobertura). Ideal para embalamento e proteção de produtos durante o seu transporte, por ser um material flexível e resistente à perfuração.
  • Cartão canelado micro: composto por três folhas de papel (1 canelura + 2 coberturas). Indicado para caixas de pequena dimensão e auto armáveis.
  • Cartão canelado fino: composto por três folhas de papel (1 canelura + 2 coberturas). Apropriado para caixas de arrumação, embalamento e transporte.
  • Cartão canelado largo: composto por três folhas de papel (1 canelura + 2 coberturas). Ideal para caixas de embalamento e transporte.
  • Cartão canelado duplo: composto por cinco folhas de papel (2 caneluras + 3 liners). Adequado para produtos mais pesados, devido à maior robustez e estabilidade do cartão.
  • Cartão canelado duplo micro: composto por cinco folhas de papel (2 caneluras + 3 liners). Distingue-se do cartão canelado duplo por possuir um dos ondulados micro, conferindo maior resistência à parede do cartão, o que possibilita impressões de maior qualidade.
  • Cartão canelado triplo: composto por sete folhas de papel (3 caneluras + 4 coberturas). É utilizado nos casos que exigem grande resistência ao empilhamento ou que necessitam de elevada proteção contra choques (equipamentos industriais, mobiliário ou produtos frágeis).

Foto comparativa dos tipos de cartão canelado mais comuns:

tipos cartao canelado jose neves

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *