O cartão canelado (também chamado de cartão ondulado) é muito utilizado para embalamento e proteção de produtos durante o seu transporte, por ser um material flexível e resistente à perfuração. No entanto, é também utilizado no fabrico de embalagens, caixas e expositores por ser um material que oferece bastante resistência e flexibilidade, tornando-o um material de eleição quando o objetivo é proteção, transporte ou promoção de produtos.
De camada simples, dupla ou tripla, são várias as combinações de papel que podem ser utilizadas na produção do cartão canelado, conforme as necessidades de acondicionamento e resistência pretendidas. Quanto mais camadas forem adicionadas, mais grosso será o cartão canelado e maior será a sua resistência.
O cartão canelado é composto pela junção de uma ou mais folhas de papel planas (coberturas ou liners que se colocam no exterior e funcionam como separadores entre as diferentes camadas) com uma ou mais folhas de papel ondulado (caneluras que se colocam na parte interior entre os liners), podendo variar quanto ao número de coberturas e caneluras, quanto ao tipo da canelura e quanto aos tipos de papel.
Há uma grande variedade de cartão canelado no mercado, mas os mais usuais são:
Foto comparativa dos tipos de cartão canelado mais comuns: