Reciclagem? 13 coisas que precisa saber urgentemente!

jose neves embalagens reciclagem ecoponto lixo

Sabia que cada pessoa gera em média 1kg de lixo por dia? Somando os resíduos de toda a população mundial teremos, ao fim de 24 horas, aproximadamente 7.6 biliões de toneladas a mais de papel, plástico, esferovite, ferro, resíduos hospitalares e industriais, borracha, madeira, vidro e outra infinidade de materiais, poluindo e degradando o meio ambiente. É por isso, muito importante que cada um de nós faça o seu contributo, fazendo uma correta separação dos resíduos.

No entanto, continuam a existir dúvidas em relação a alguns tipos de resíduos quando se chega ao ecoponto. Para o ajudar a esclarecer estas questões, deixamos abaixo uma lista de respostas a eventuais dúvidas que possam surgir.

1. Para onde vão as embalagens de papel com gordura?
As embalagens de papel que tenham transportado alimentos orgânicos ou gordurosos (por exemplo, caixas de pizza) não podem ser colocados no ecoponto. Há ainda outros materiais como guardanapos, papel de cozinha, lenços, toalhetes, fraldas, pratos de papel, papel de alumínio, papel vegetal, papel plastificado ou papel autocolante, que não devem ser colocados no papelão (ecoponto azul). Nestes casos, no processo de reciclagem não é possível retirar a sujidade. Assim, estes tipos de resíduos devem ser depositados no lixo comum, pois são considerados resíduos sólidos urbanos (RSUs).

2. Onde colocar o esferovite?
O esferovite que vem dentro das embalagens de eletrodomésticos ou equipamentos eletrónicos deve ser colocado no ecoponto amarelo. No entanto, quando se trata de tabuleiros em esferovite utilizados para carne, peixe ou congelados, mesmo bem lavados têm de ser deitados no lixo comum, pois são considerados resíduos sólidos urbanos (RSUs).

3. Para onde vão os objetos de porcelana e cerâmica?
Os objetos em cerâmica e porcelana, como por exemplo, copos, pratos, travessas, canecas, acessórios de casa de banho, louças sanitárias, etc. não podem ser reciclados. Isto porque precisam de mais calor para fundir que as embalagens de vidro, prejudicando assim a reciclagem dos mesmos. Para mais informações sobre este assunto poderá consultar a APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria, por forma a saber se existe algum ponto de recolha em Portugal para o efeito. No caso de resíduos provenientes da construção civil, há empresas específicas que se dedicam à recolha deste tipo de resíduos.

4. Onde se colocam os objetos compostos por plástico e papel?
Há resíduos que são compostos por plástico e papel, como por exemplo, sacos do pão, envelopes com janela, caixas de pastelaria, entre outros. O ideal seria retirar o plástico, e colocar o papel no ecoponto azul e o plástico no ecoponto amarelo.

5. Onde se depositam as embalagens com gordura?
Latas de conserva, garrafas de azeite e óleo, caixas plásticas utilizadas para take away, são alguns exemplos de embalagens com gordura. Contudo, nestes objetos a gordura não inviabiliza a reciclagem, pelo que estas embalagens deverão ser escorridas e colocadas no ecoponto amarelo (no caso do metal ou plástico) ou verde (no caso do vidro), respetivamente.

6. O que deve fazer aos óleos alimentares usados OAU?
Felizmente, nos dias atuais já temos vários municípios no país e algumas cadeias de supermercados que têm pontos de recolha (oleões) de óleos alimentares usados (OAU). Contudo, caso não exista um ponto de recolha na sua cidade para deixar este tipo de resíduo, deverá armazenar o óleo usado num recipiente de plástico bem fechado para não se abrir e depositá-lo no contentor do lixo indiferenciado. Os óleos domésticos nunca devem ser despejados no esgoto. Sabia que os OAU reciclados são posteriormente utilizados para fabrico de sabão natural ou biodiesel (biocombustível)? Pense nisso…

7. Onde colocar cápsulas de café usadas?
Atualmente já temos algumas marcas no mercado nacional que asseguram a recolha e reciclagem das respetivas cápsulas de café usadas, disponibilizando nos seus websites e pontos de venda informação sobre esta prática e respetivos locais de entrega. No caso de serem marcas que ainda não tenham soluções próprias para o encaminhamento das cápsulas usadas, a solução é deitar as mesmas no lixo doméstico.

8. As tampas devem ser retiradas das garrafas de plástico?
Não, as tampas devem ser colocadas nas embalagens depois de espalmadas, e de seguida colocadas no ecoponto amarelo. Desta forma, irão ocupar menos espaço em sua casa e no ecoponto, permitindo juntar mais embalagens por cada recolha.

9. Sabia que não pode colocar no ecoponto amarelo os seguintes objetos?
Embalagens de plástico ou metal que tenham contido produtos tóxicos e perigosos (pesticidas, sacos de adubo, sacos de cimento, óleo de motor ou combustíveis), tachos, panelas, talheres, canetas, cassetes de vídeo, CDs e DVDs, ferramentas, eletrodomésticos, rolhas de cortiça e cabides. No caso dos eletrodomésticos existe nos hipermercados ecopontos específicos para colocar este tipo de objetos. No caso das embalagens de produtos tóxicos e perigosos devem ser entregues nos locais onde os comprou.

10. Onde colocar CD, DVD, VHS, disquetes e cassetes que já não têm utilidade?
Atualmente os CDs DVDs já podem ser entregues em qualquer uma das lojas parceiras da rede “Pick me!” da Chronopost. Caso contrário terá de os colocar no lixo indiferenciado (lixo comum).

11. Onde deve colocar os eletrodomésticos e lâmpadas que já não funcionam?
Os resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) devem ser colocados nos ecopontos da rede eletrão distribuídos por todo o País. No caso dos eletrodomésticos poderá também entregar o objeto velho na loja onde comprar um novo. São exemplo destes resíduos: máquinas de lavar, computadores, aspiradores, frigoríficos, pequenos eletrodomésticos e lâmpadas. A rede Eletrão tem cerca de 3 500 locais de recolha que abrangem todas as regiões do País. Pode consultar aqui o seu ponto eletrão mais próximo: https://ondereciclar.pt/

12. Onde devemos colocar os sacos de cimentos?
Os sacos de cimento devem ser colocados no lixo indiferenciado. A sua presença na reciclagem de papel/cartão pode provocar danos no equipamento de reciclagem, interrupções no processo de reciclagem e perda de valor do produto final. Sabia que a presença de um único saco de cimento num lote de papel/cartão leva à rejeição de uma carga completa no processo de reciclagem?

13. Onde colocar as pilhas e baterias usadas?
As pilhas e baterias usadas devem ser colocadas no “pilhão”. Infelizmente, nem todos os ecopontos têm pilhão, mas poderá colocar no pilhão mais próximo da sua área de residência. Se forem baterias de automóveis deverá entregar no local onde comprou a nova, pois saberão dar-lhe o devido destino. Sabia que uma pilha de tamanho AA é o suficiente para contaminar os lençóis de água durante décadas?

O que achou deste artigo?

Deixe-nos os seus comentários 🙂

8 Comentários

  1. Joana Silva diz:

    Já imprimi e coloquei junto ao mini ecoponto que tenho lá em casa. Ajuda bastante na hora de separar os lixos. 😉

    • José Neves diz:

      Olá Joana Silva,
      Boa ideia! Assim não há dúvidas 🙂
      Ficamos contentes por poder ajudar.
      Votos de um bom resto de dia!

  2. Marisa Freitas diz:

    Por acaso já me deparei com estas dúvidas muitas vezes. :^)

  3. Maria Teresa Freitas diz:

    Consegui esclarecer dúvidas que tinha. Obrigados!

    • José Neves diz:

      Boa noite Maria Teresa Freitas,
      Ficamos contentes por poder ajudar. Agora é só colocar em prática 😉
      Bom fim de semana!

  4. Francisco Luís diz:

    Achei bastante útil 👍

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *